desporto mocambicano

Comissão de gestão tem plano arrojado para resgatar basquetebol em Maputo

  • 564

A Comissão de Gestão da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo já está em funções e o primeiro acto foi a organização das 12 Horas da bola-ao-cesto que movimentou todos escalões existentes na capital do país. Logo após a tomada de posse o presidente da Comissão, Sérgio Itie, ou simplesmente, Serginho, apresentou um plano arrojado para resgatar a bola-ao-cesto na capital do país, que passa por organizar competições de forma massiva e angariar parceiros para tirar a modalidade da crise em que se encontra. Mas Serginho chama atenção aos clubes que têm a principal responsabilidade de viabilizar as iniciativas para dinamizar a modalidade.

 

Por Redacção LanceMZ e Symon Guebas (Fotos)

 

No pretérito fim-de semana houve festa de basquetebol que arrastou bom público sobretudo ao pavilhão do Maxaquene que acolheu a maioria dos jogos, com destaque para o campo anexo que beneficiou de colocação de tabelas e marcação do campo, como uma primeira acção feita pela Comissão.

 

“Queremos alavancar a modalidade e para tal contamos com o apoio dos clubes e com alguns parceiros que já deram respostas positivas. Queremos trazer mais basquetebol, dar mais jogos nas pernas dos jogadores e dar mais qualidade competitiva às nossas provas, algo que não tem acontecido nos últimos tempos e nós pretendemos mudar esse paradigma, quiçá alavancar a modalidade para um patamar que nunca esteve”, disse Serginho Itie.

 

TORNEIO DE ABERTURA DAQUI HÁ DUAS SEMANAS

 

A primeira preocupação da Comissão é fazer com que as competições retomem o mais breve possível, estando já agendado o início do Torneio de Abertura para que a curto espaço decorram os campeonatos da cidade em todos os escalões.

 

“Começamos com o Torneio 12 horas de basquetebol na cidade de Maputo, que é inclusivo da iniciação aos seniores, para dar a dinâmica que se pretende implementar pela Comissão. Dentro de duas semanas iniciaremos com o torneio de abertura para logo a seguir organizarmos o Campeonato da Cidade que vai apurar os representantes da capital na Liga Moçambicana de Basquetebol”, disse o nosso interlocutor.

 

ÁRBITROS VOLTARAM A APITAR

 

Um dos motivos que levou a paralisação da prática de basquetebol na capital do país está relacionada com a dívida de 130 mil Meticais para com árbitros e oficiais de mesa que dirigiram os jogos nos meses de Novembro e Dezembro do ano passado, uma situação que Itie assegura que será ultrapassada em breve, através do pagamento dos subsídios em atraso.

 

“Nós já encetamos algumas diligencias com alguns parceiros no sentido de liquidarmos esse passivo tanto com os árbitros assim como para a movimentação de algumas actividades da Associação, temos respostas positivas mas os clubes não se podem eximir das responsabilidade de pagar quotas, taxas de inscrições e liquidarem as dívidas existentes do passado, pois eles tem uma responsabilidade importante naquilo que vai ser a nossa gestão na ABCM”, afirmou Sérginho Itie.

 

Refira-se que os árbitros já regressaram a actividade, tendo estado a dirigir os jogos do Torneio 12 Horas de Basquetebol em Maputo, sendo este um sinal de confiança transmitido a Comissão de Gestão da ABCM de quem os amantes da modalidade na capital depositam enormes expectativas para resgatar a bola-ao-cesto nesta que é a maior associação que movimenta a modalidade ao nível do país. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .