desporto mocambicano

Comité Olímpico de Moçambique e da África Do Sul assinam acordo para dinamizar desporto nos dois países vizinhos

  • 363

O Comité Olímpico de Moçambique rubricou com a sua congénere da África do Sul um acordo de cooperação que vai permitir a troca de experiências entre os desportistas dos dois países a vários níveis. O acordo foi rubricado pelos respectivos Presidentes, nomeadamente Aníbal Manave, de Moçambique, e Barry Handricks, da África do Sul, bem como pelos secretários gerais Penalva César e Nozipho Jafta.

 

Por Alfredo Júnior

 

Com o entendimento atletas moçambicanos poderão competir e realizar estágios nos centros de alto rendimento na terra do Rand, bem como os Sul africanos poderão treinar-se no país sobretudo no período de inverno rigoroso. Caberá às federações nacionais dos dois países implementar este acordo.

 VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

 “Como vocês sabem um dos nossos problemas é a falta de competição e com a vizinha África do Sul poderemos colmatar esse défice em diferentes níveis, poderão os atletas competir na vizinha Mpumalanga, Kwazulu entre outros locais, sendo que o mais importante é encontramos formas de capitalizar o elevado nível competitivo e de estágios existente na terra do Rand e uma das nossas fortes apostas será explorar as facilidades desta potência africana que até tem recebido atletas vindo da Europa para estágio de atletas medalhados”, explicou Manave.

 

Um dos objectivos deste acordo é através do Comité Olímpico Sul Africano o desporto moçambicano possa namorar o empresariado da terra do Rand que opera em Moçambique para poder financiar o desporto nacional em várias vertentes.

 

“Muitas das empresas sul-africanas baseadas em Moçambique o seu centro de decisão está na áfrica do Sul e o Presidente do Comité Olímpico deste país vai apoiar-nos através desta cooperação possa chegar até elas para que algumas empresas possam apoiar sobretudo os nosso atletas, pelo que esperamos que os desportistas moçambicanos beneficiem deste acordo e sobretudo o desporto nos dois países desenvolva, numa cooperação de ganhos mútuos”, disse o Presidente do Comité Olímpico de Moçambique.

 

Para o Presidente do Comité Olímpico sul africano este é o primeiro passo para que os dois países possam cooperar de uma forma mais frutuosa no desporto, esperando que um acordo semilunar seja rubricado ao nível do desporto.

 

“Esperamos que os nossos ministros do desporto também possam assinar um acordo similar no desporto, visto que só cooperando mutuamente e agindo juntos é que podemos desenvolver o desporto e atingir resultados positivos ao nível da região e do mundo, pelo que teremos tirar proveito das potencialidades do vólei de praia, do basquetebol 3x3 entre outras modalidades praticadas em Moçambique”, referiu Barry Handricks.

 

Com o acordo, a África do Sul pretende tirar proveito do conhecimento que Moçambique apresenta em algumas modalidades comparativamente a eles, como é o caso do basquetebol e do boxe feminino. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .