desporto mocambicano

Dominguez é Prémio Carreira da FMF Awards Gala

  • 5794

O capitão dos Mambas e jogador da União Desportiva do Songo, Elias Gaspar Pelembe, ou simplesmente, Dominguez, como é conhecido nos meandros futebolístico recebeu o Prémio Carreira da primeira edição FMF Awards Gala, evento organizado pela Federação Moçambicano de Futebol na noite desta quinta-feira, 7 de Dezembro, numa das afamadas unidades hoteleiras da capital moçambicana.

 

Por Alfredo Júnior e Eliseu Patife (Fotos)

 

Aos 40 anos, dos quais 19 anos ao serviço dos Mambas, Dominguez foi reconhecido pelos seus préstimos ao serviço da selecção nacional e do futebol moçambicano, onde representou o Desportivo Maputo e Estrela Vermelha, este último onde deu os seus primeiros passos na modalidade depois de sido descoberto no campo da Habitação, nas proximidades do Bairro do Aeroporto, na Cidade de Maputo.

 

Com um título de campeão pelo Desportivo Maputo, em 2006, Dominguez transferiu-se para a África do Sul onde jogou na equipa da Supersport United, onde foi campeão por duas vezes. Seguiram-se duas outras conquistas, uma no Mamelodi Sundowns e outra do BidVest, o que o torna num dos poucos jogadores a vencer a Liga Sul Africana por 4 vezes e em 3 clubes diferentes.

 

Depois de 17 épocas na África do Sul, onde representou 5 clubes, Dominguez regressou a Moçambique onde actualmente representa a União Desportiva do Songo. Dominguez foi chamado para os “Mambas”, pela primeira vez, em 2004, na era Artur Semedo, e lá permanece, sendo uma certeza que no vigésimo ano da sua carreira na selecção nacional vai vestir a braçadeira de capitão dos Mambas no CAN-2023, que vai ter lugar entre os dias 13 de Janeiro a 14 de Fevereiro de 2024, na Costa do Marfim.

 

PRÉMIO RECONHECIMENTO PARA TICO-TICO

 

Na gala, várias gerações dos Mambas foram galardoadas, com destaque para o Prémio Reconhecimento que foi atribuído a Manuel “Tico-Tico”Bucunane, o maior goleador de todos tempos pela Selecção Nacional de Futebol, com um total de  23 golos, obtidos em 83 jogos realizados no período que vai de 1995 a 2010.

 

Por outro lado, Chiquinho Conde para além de ter sido homenageado como uma das figuras que marcou o futebol nacional foi distinguido como o melhor treinador de selecções masculinas, enquanto que Luís Fumo levou o prémio referente aos combinados nacionais em femininos.

 

O futebol feminino também esteve em evidência com a guarda-redes da selecção nacional e do Costa do Sol, Neima Nhamirre, a ser eleita Melhor Jogadora ao atuar ao nível interno, enquanto que Lúcia Moçambique levou igual prémio relativo às jogadoras que actuam no estrangeiro. Nas categorias em masculinos, João Bonde foi considerado o melhor que actua internamente enquanto dos que jogam no estrangeiro o melhor do ano de 2023 foi Geny Catamo.

 

HOMENAGEADAS FIGURAS QUE SE DESTACARAM AO LONGO DE 48 ANOS

 

Nesta primeira edição da FMF Gala Awards foram homenageadas figuras que se destacaram ao longo dos 48 anos de independência nacional na prática do futebol, desde treinadores, jogadores, árbitros que deram um contributo para o desenvolvimento da modalidade no nosso país.

 

Foram 60 figuras de várias gerações que brilharam nos estádios nacionais e no estrangeiro, como são os casos Nuro Americano, Manuel “Tico-Tico” Bucuane, Arnaldo Salvado, Dário Monteiro, entre outros que alegraram os moçambicanos pelos seus dotes futebolísticos.

 

Na ocasião foi lançado um livro que retrata os 48 anos de história do futebol nacional, particularmente da Selecção Nacional de Futebol, obra escrita pela pena do jornalista  desportivo Renato Caldeira, contando com a colaboração de várias outras figuras.

 

O evento contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, que realçou que “o futebol é o ópio do povo”, desafiando aos amantes da modalidade “para que não tenham receio de refletir sobre a modalidade, sobretudo sobre o Moçambola que vai realizar-se no próximo ano”.

 

Feizal Sidat, Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, referiu que esta “Gala veio para ficar e para reconhecer as figuras que se tem destacado no futebol nacional e é uma iniciativa que veio para ficar”’

 

________________________________________________________________________

 

MELHORES DO ANO 2023

 

Melhor Jogadora - Interno: Neima Nhamirre (20 Mil Meticais)

 

Melhor Jogador Interno: João Bonde (Ferroviário da Beira) (20 Mil Meticais)

 

Melhor Jogadora - Estrangeiro: Lúcia Moçambique (Dinamarca) (20 Mil Meticais)

 

Melhor Jogador - Estrangeiro:  Geny Catamo (Sporting) (20 Mil Meticais)

 

Melhor Jovem Jogadora - Suzana Tiago  (20 Mil Meticais)

 

Melhor Jovem Jogador - Fasistêncio “Fazito” João  (20 Mil Meticais)

 

Melhor Treinador de Selecções Nacionais (Feminino) - Luís Fumo

 

Melhor Treinador de Selecções (Masculino) - Chiquinho Conde

 

Melhor Treinador Clubes (Feminino) - Ismael Agy (Costa do Sol)

 

Melhor Treinador Clubes (Masculinos)  - Hélder Duarte

 

Melhor Árbitro: Arsénio Maringule

 

Melhor Gestor Desportivo: Junaid Lalgy

 

Destaque Departamento FMF: Departamento Técnico Chefiado por Arnaldo Salvado

 

Prémio Carreira: Elias Gaspar Pelembe (Dominguez) (20 Mil Meticais)

 

Prémio Reconhecimento: Tico-Tico

 

HOMENAGEM ESPECIAL - 48 ANOS DE FUTEBOL

 

Amir Gafur, Martinho “Paito” Mucuane, Abdul Amide, Hélder “Mano-Mano” Muianga, João Rafael “Kampango”, Tomás Inguana, Nacer “Nelinho” Amade, Martinho de Almeida, João Carlos da Conceição, José Arnaldo Salvado, Artur Semedo, Chiquinho Conde, Artur Comboio, Nacir Armando, João Chissano, Sérgio Faife, Aly Hassane, Dário Monteiro, Nuro Americano, Zainadine Mulungo, Manuel Tico-Tico Bucuane, Pedro Sitóe, Amade Chababe Amade, Naldo Ouana, Nicolau “Danger Man” de Sousa, Santos Matonse, Antoninho Muchanga, Henrique “Riquito” Tembe, Luís “Luisinho” Dias, Campira “Bebé”, Danito Cutq, Miguel dos Santos, Calton Banze, Geraldo Conde, Dário Khan, Eugénio Bila, Almeida Ubisse, Emanuel Matola, Gil Guiamba, João Vicente Cossa, Josemar Tiago Machaisse, Pinto Barros, Arnaldo Ouana, Carlitos Ouana, Momade Hagi, Antoninho Guambe, António “Cachela” Boane, Celso “Mano” Abdul, Alfredo Mabui, Carlos Calado, Almiro “Miro” Lobo, José Augusto, Danito Parruque, Paulo “Macaneto” Macamo, Jossias Macamo, Sérgio “Sergito” Pereira, Rui Évora, Jorge Vulande, César Manjate, Mateus “Tchaka Tchaka” Manjate, Miguel Júnior,  Gonçalves Fumo.

 

 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .