A selecção nacional sénior masculina de basquetebol terá que participa "/>  

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol terá que participa "/>

desporto mocambicano

Eliminatória da Zona 6 e disputa com Maurícias ou Comores é o caminho de Moçambique para qualificação AfroBasket 2025

  • 465

 

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol terá que participar na eliminatória ao nível Zona 6 e depois um apuramento que envolverá as selecções das Maurícias e Comores para poder integrar o Grupo A da fase de qualificação ao AfroBasket 2025, segundo ditou o sorteio da competição realizado na última sexta-feira, 24 de Novembro, na África do Sul.

 

Por Redacção LanceMZ

 

A cerimónia de sorteio das Qualificatórias AfroBasket- 2025 teve lugar em Joanesburgo e verá 16 equipas e os vencedores dos torneios de pré-qualificação lutarem por um bilhete para a próxima edição do torneio de elite masculino.

 

O Grupo A apresenta a nova sensação africana, o Sudão do Sul, que está qualificadas  às Olimpíadas de Paris, classificando-se em primeiro lugar no continente, integrando ainda as selecções da RD Congo, Mali e verá o representante da Zona 6, Maurícias ou Comores, juntar-se à  fase de Qualificação para o campeonato de 2025.

 

Curiosamente, tanto as Maurícias como as Comores nunca tentaram antes qualificar-se para o Campeonato Africano. Esta será a primeira participação deles nas eliminatórias de qualificação do AfroBasket.

 

O Sudão do Sul vai querer manter a onda de sucesso que conquistou desde que foi eliminado pela Tunísia nas quartas de final do AfroBasket de 2021. Desde então, parece que lhes foi concedido o toque mágico, e têm estado indo de sucesso em sucesso desde então.

 

O grupo mais interessante neste caso é talvez o Grupo D, com a medalha de prata em 2021, Costa do Marfim, Egipto, República Centro-Africana e o vencedor das Pré-Qualificatórias entre um representante da FIBA África Zona 5, Madagáscar e Djibouti.

 

O Grupo B verá Cabo Verde, que terminou em quarto lugar no FIBA AfroBasket de 2021, os ex-campeões africanos Nigéria, Uganda e um representante da Zona 1 ou da Zona 2 que lutarão  pelo direito de participar no torneio de 2025. A menor nação a se classificar para uma Copa do Mundo ainda terá que derrotar a Nigéria se quiser chegar ao principal evento masculino da Fiba África.

 

O Senegal lidera o Grupo C, ao lado de Camarões e Ruanda, enquanto o vencedor do confronto entre as equipes da Zona 3 e da Zona 4 se juntará à batalha. Finalmente, a atual campeã africana Tunísia, que está em declínio há algum tempo, é a cabeça-de-chave do Grupo E, enquanto os ex-campeões africanos Angola, Guiné e Quénia tentarão chegar ao FIBA AfroBasket de 2025.

 

Grupos:

Grupo A - Sudão do Sul, RDC, Mali, Q Z6 Maurícias e Comores

Grupo B - Cabo Verde, Nigéria e Q Z1 + Z2 Uganda

Grupo C – Senegal, Camarões, QZ3 +Z4 Ruanda

Grupo D – Costa do Marfim, Egipto, República Centro-Africana, Q Z5 +Madagáscar + Djibuti

Grupo E – Tunísia, Angola, Guiné e Quênia

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .