desporto mocambicano

Faquirá e Duarte duelam pela Supertaça Jogabets

  • 82

O Ferroviário da Beira e a Black Bulls estarão frente-a-frente este sábado para disputarem o primeiro troféu nacional, concretamente a Supertaça Mário Coluna Jogabets, que terá como palco o Campo Municipal da Maxixe, na capital económica de Inhambane. A partida terá lugar pelas 15 Horas deste sábado e as duas equipas vão procurar vencer o prémio de 400 mil Meticais que serão oferecidos pela maior casa de apostas genuinamente moçambicana, a Jogabets.

 

Por Alfredo Júnior, na Maxixe

 

Este jogo vai ser o primeiro entre dois dos treinadores da escola portuguesa que estão no futebol moçambicano, nomeadamente o luso-moçambicano Daúto Faquirá e o português Hélder Duarte que curiosamente na temporada passada este na condução dos “locomotivas” do Chiveve tendo ganho o título de campeão nacional nesta colectividade.

 

Depois de ter ganho o Moçambola 2024, o Ferroviário da Beira chega a esta final da Supertaça Jogabets depois de ter realizado toda a sua preparação no território nacional, particularmente na Zona Centro do país, onde realizou jogos de controlo contra equipas como a União Desportiva do Songo e o Textáfrica do Chimoio que também vão participar no Moçambola 2024, bem como tomou parte nos jogos do Campeonato Provincial de Sofala, onde no último fim-de-semana não foi além de um empate a duas bolas frente ao Estrela Vermelha da Beira.

 

Já a Black Bulls cumpriu a sua pré-época em Maputo, tendo realizado 9 jogos inseridos na Liga Jogabets, prova que acabou ganhando no pretérito fim-de-semana, tendo conquistado o título, depois de ter derrotado o Maxaquene na final por 6-5 na transformação de pontapés da marca de grande penalidade, após um nulo ao cabo de 90 minutos de jogo. 

 

Os “touros” chegam a esta final da Supertaça Jogabets motivados após terem conquistado o prémio de 300 mil Meticais, repetindo o feito alcançado na temporada passada em que conquistaram a primeira prova realizada ao nível da cidade de Maputo.

 

TOUROS EM VANTAGEM NOS DUELOS COM LOCOMOTIVAS

 

A Black Bulls Maputo e o Ferroviário Beira se enfrentaram 7 vezes desde Julho de 2021. Black Bulls Maputo ganhou três vezes, o Ferroviário da Beira venceu uma partida e três encontros terminaram empatados.

 

A partida mais recente entre eles aconteceu em 25 de Setembro de 2023, no Moçambola 2023, que terminou com uma vitória por 3-1, um resultado também registado em 31 de Outubro de 2021 também para o Campeonato Nacional de Futebol desse ano.

 

A turma da Black Bulls Maputo marcou 7 golos nestes 7 confrontos diretos no total, enquanto o Ferroviário Beira marcou 5. Portanto, no geral, o Black Bulls Maputo tem um melhor histórico de confronto direto contra o Ferroviário Beira em sua história recente de confrontos.

 

BULLS PROCURA SEGUNDA SUPERTAÇA

 

O duelo deste sábado, será o segundo entre a Black Bulls e o Ferroviário da Beira para a Supertaça. Em 2022, estas duas equipas estiveram frente-a-frente num jogo realizado no campo de Liga Desportiva de Maputo, na Matola, onde os “touros” (na qualidade de campeões de 2021, venceram o Ferroviário da Beira, vice-campeão, por uma bola a zero.

O golo dos “touros” foi marcado por intermédio de Rume, na segunda parte do jogo, um dos atletas que certamente será titular na equipa de Hélder Duarte.

Refira-se que na final, procura-se o substituto da União Desportiva do Songo que conquistou a Supertaça de 2023, ao derrotar o Ferroviário de Maputo por 2-1, num jogo que também teve palco o Campo Municipal da Maxixe. (LANCEMZ)       

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .