Iniciou na tarde deste sábado, 2 de Dezembro, a 14ª edição da Liga Mo&cc "/>  

Iniciou na tarde deste sábado, 2 de Dezembro, a 14ª edição da Liga Mo&cc "/>

desporto mocambicano

Ferroviário da Beira e Costa do Sol impõem-se na jornada inaugural da Liga Mozal

  • 382

 

Iniciou na tarde deste sábado, 2 de Dezembro, a 14ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol em seniores masculinos, também designada Liga Mozal, e o destaque da jornada vai para a vitória do Ferroviário da Beira e do Costa do Sol, dois finalistas que entraram na competição com o pé quente, ultrapassando os “locomotiva de Maputo e de Nampula, respectivamente.

 

Por Alfredo Júnior

 

O jogo de cartaz da primeira jornada envolveu as equipas do Ferroviário de Maputo e o seu homónimo da Beira, com os “locomotivas” do Chiveve a imporem-se logo no primeiro quarto chegando a um parcial de 12-21, mas no segundo quarto a equipa da capital equilibrou com o parcial de 11-13, chegando o intervalo com o marcador a assinalar 23-34.

 

No terceiro quarto a equipa da capital moçambicana orientada por João Mulungo entrou melhor e fruto disso terminou a etapa com o parcial de 16-13, colocando o resultado em 39-47. No último quarto o Ferroviário de Maputo continuou na  mó de cima, chegando a estar em vantagem no jogo (52-50), porém a um minuto do fim a partida esteve empatada a 57 pontos. Mas, nos últimos instantes do encontro valeu a frieza e concentração dos jogadores do Chiveve, com Ismael Nurmomade a ir duas vezes a linha de lance livre e conseguir colocar o resultado final em 57-59.

 

Na partida, os destaque vão para Hugo Martins com 15 pontos e 4 ressaltos que foram insuficientes para levar a sua equipa à vitória, enquanto que doutro lado do Ferroviário da Beira realce para a actuação de William Perry (CFvB) que anotou 12 pontos e 2 ressaltos, bem como de  Ismael Nurmamade (CFvM) que terminou a partida com 12 pontos e 2 ressaltos.

 

CANARINHOS PASSEAM A CLASSE

 

Quem teve tarefa facilitadah foi o vice-campeão, Costa do Sol que não enfrentou dificuldades para derrotar o Ferroviário de Nampula ao vencer por 30-98, com os parciais de 4-20, 11-27, 9-29, 6-22, números que poderiam ter lavado os “canarinhos” à “chapa-100”, se não tivessem desacelerado na ponta final da partida.

 

Os destaques deste encontro vão para Daniel Maveure que anotou 17 pontos e ganhou 5 ressaltos, Milton Caifaz que contribuiu com 15 pontos e 7 ressaltos e o jovem Azénio Cossa esteve a um bom nível ao marcar 11 pontos e  ganhar 4 ressaltos.

 

EQUILÍBRIO ENTRE NEW VISION E MAXAQUENE

 

A Academia New Vision fez a sua estreia absoluta na Liga Moçambicana de Basquetebol enfrentando o Maxaquene, que teve que suar as estopinhas para vencer a equipa de Cabo Delgado por 75-83.

 

Os “tricolores” ganharam vantagem logo de início terminando o primeiro quarto com o resultado de 18-27, para na etapa seguinte cada uma das equipas marcar 21 pontos colocando o resultado ao intervalo em 39-48.

 

No terceiro quarto os “leões” da Baía de Pemba estiveram melhor fazendo o parcial de 22-18, ou seja, 61-66, cinco pontos de diferença que fizeram a New Vision acreditar que poderia vence o jogo. Nos dez minutos seguintes, os “tricolores” fizerem valer a sua experiência controlando a marcha do marcador, conseguindo terminar a etapa com o parcial de 14-17, colocando o resultado final em 75-83.

 

As prestações de Chigioke Azolibe que fez um duplo-duplo ao marcar 21 pontos e ganhar 12 ressaltos  e de Maxwel Ngonga  que contribuiu com 25 pontos e 9 ressaltos foram insuficientes para apagar a actuação de Joaquim Chuma que fez 23 pts e 2 ressaltos, galvanizando o Maxaquene para a vitória.

 

A POLITÉCNICA VENCE SPORTING

 

Na abertura da primeira jornada da Liga Mozal, a A Politécnica mediu forças diante do Sporting de Quelimane que apresentou-se sem os irmãos Pio, Augusto e Amarildo Matos (que na temporada puxaram a equipa para excelentes exibições), mas os “leões” de Quelimane contaram com o experiente poste Custódio Muchate que depois de mais de um ano fora das quadras voltou a calçar sapatilhas para um jogo oficial.

 

A vitória sorriu a A Politécnica com o resultado de 42-60, com os parciais de 12-12, 8-16, 8-19 e 14-13, num jogo em que os destaques foram Marlon Uamusse que anotou 14 pontos e ganhou 5 ressaltos e Nelson Custódio fez 12 pontos  e ganhou 7 ressaltos para a equipa saiu vitoriosa.

 

PROGRAMA DA 2ª JORNADA

 

12 H - Maxaquene - Ferroviário de Nampula

 

14 H - A Politécnica - New Vision de Pemba

 

16 H - Ferroviário da Beira - Sporting de Quelimane

 

18 H - Costa do Sol - Ferroviário de Maputo

 

🏟️ Pavilhão do Maxaquene

🎫 Bilhetes: 50 Meticais

 

(LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .