desporto mocambicano

Jeremias Manjate chamado por Milagre Macome para reforçar tabela de Moçambique em Bulawayo

  • 485

O poste moçambicano Jeremias “Jerry” Manjate foi chamado pelo Seleccionador nacional de basquetebol sénior masculina, Milagre Macome, para integrar os trabalhos da selecção nacional que se prepara para tomar parte nas eliminatórias de acesso ao AfroCan 2023, etapa de apuramento que terá lugar de 20 a 28 de Fevereiro, em Bulawyo, no Zimabawe.

Por Alfredo Júnior

A chamada de Jeremias Manjate que actua na equipa portuguesa do Associação Desportiva Galomar da Proliga Zona Norte (equivalente a segunda divisão) foi chamado por Macome depois de se certificar que o AfroCan também está aberta a inscrição de dois jogadores que actuam no estrangeiro, desde que sejam naturais do país pelo qual estão inscritos.

Jerry Manjate, de 2.03 metros de altura, irá colmatar uma das preocupações do Seleccionador Nacional para a posição 5, tendo em conta o défice que o país tem nessa posição e que se agravou com a indisponibilidade do jogador do Ferroviário da Beira, Helton Ubisse, a contas com uma lesão que poderá impedi-lo de representar o seu clube na terceira edição da Basketball África League que arranca a 11 de Março.

Caso se confirmem. Todas démarches em curso para que o jogador se junto aos trabalhos da selecção ainda esta semana, esta será a terceira presença de Jerry Manjate na selecção nacional de basquetebol, depois de tê-lo feito em Novembro de 2020 e Fevereiro de 2022, respectivamente na primeira e segunda janela de apuramento ao AfroBasket 2022 decorridas em Kigali, no Ruanda, e  Yaoundé, nos Camarões.

TRÊS TÍTULOS NO CURRÍCULO

Manjate é um atleta formado em Moçambique, concretamente no Clube Desportos da Maxaquene, e no estrangeiro passou pelo Belenenses, Sporting, Academia do Lumiar e Vitória SC, antes de representar a equipa insular do AD Galomar.

O poste com apenas 22 anos, apresenta já um currículo impressionante, tendo somado já vários títulos. Jeremias Manjate conquistou uma Liga Portuguesa e duas provas da Taça de Portugal, ao serviço do Sporting de Portugal.

Na temporada 2022/2023 Jeremias “Jerry” Manjate já disputou um total de 15 jogos, sendo 14 para a Proliga e um para a Taça de Portugal. Na primeira competição, o poste moçambicana tem uma média de 29 minutos por jogos, com 14.9 pontos marcados, 8.8 ressaltos ganhos e 1.4 assistenciais, contribuindo para que a sua equipa ocupe o primeiro lugar numa prova disputada por  16 clubes divididos em duas zonas.

O AD Galomar ocupa a primeira posição da Proliga Zona Norte, após a disputa de 14 jornadas da prova, com um total de 27 pontos fruto de 13 vitórias e uma derrota, candidatando-se para ser uma das equipas que pode vir a subir para a Liga Portuguesa de Basquetebol, o principal campeonato luso de basquetebol. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .