desporto mocambicano

Lançado Júnior NBA para descobrir novas Clarisses em Maputo e Matola

  • 846

O programa  Júnior NBA já é uma realidade nas cidades de Maputo e Matola na sequência do lançamento na manhã do último sábado, 27 de Abril, da iniciativa da Fundação Clarisse Machanguana, que leva o nome da única moçambicana que até aqui jogou na maior liga profissional feminina de basquetebol – a WNBA, e da NBA - Liga Norte Americana de Basquetebol, com o patrocínio da Exxon Mobile.

 

Por Alfredo Júnior

 

O Jr. NBA visa a descoberta de talentos no basquetebol moçambicano, através da realização de várias iniciativas que vai envolver jogadores do escalão Sub-16 em ambos sexos, bem como treinadores e dirigentes ligados à bola-ao-cesto. Para Clarisse Manchanguana, a mentora desta iniciativa que está de volta ao país, está é uma iniciativa que visa incutir a mente vencedora no petizes, não apenas no basquetebol

 

“Queremos criar campeões dentro e fora de campo, dando oportunidades académicas e desportivas, é um programa por um ano e envolve 30 escolas, rapazes e meninas, esperamos ter a colaboração do sector privado, é uma iniciativa que pode fortificar a juventude através do desporto, esse é que é o nosso objectivo”, referiu Machanguana.

 

A lenda do basquetebol moçambicana espera que desta iniciativa possam ser descobertos novos talentos para alimentar os clubes e selecções nacionais e, quiçá, atingirem o patamar que foi alcançado por si, que foi brilhar nos palcos da WNBA.

 

“Espero encontrar jogadoras melhores jogadores do que aquilo que fui, porque estou a transferir conhecimento e espero que sejam futuros jogadores da NBA ou da WNBA, mas sobretudo campeões com uma formação superior isto do ponto de vista académico”, referiu Machanguana.

 

NBA ÁFRICA ACREDITA NO POTENCIAL DO PAÍS

 

O lançamento desta iniciativa teve lugar, no pavilhão da Escola Portuguesa de Maputo numa iniciativa que contou om a presença do antigo campeão da NBA de 2009 Trevor Ariza, para além de parceiros e líderes da NBA África, que acreditam no sucesso desta iniciativa, segundo deu a conhecer Franck Traoré, Director de Operações da NBA África.

 

“Como sabe o nosso papel enquanto NBA África é realmente criar uma plataforma para a juventude Africana para demonstrarem o seu talento na prática do basquetebol, é o programa Júnior NBA é uma dessas plataformas, e estamos aqui em Maputo para o lançamento desta e=iniciativa com o apoio da Exxon Mobile e da Fundação Clarisse Machanguana para e estamos entusiasmados por ver estas crianças envolvidas nesta iniciativa com o objectivo de desenvolver a modalidade por aqui”, disse Traoré.

 

O programa tem em vista ensinar as habilidades fundamentais, bem como os objectivos fundamentais do jogo de basquetebol a nível da base, vai colocar o foco em habilidades fundamentais para a vida, retenção das crianças na escola e promoção de estudos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, segundo a nota de imprensa divulgada pela Fundação Clarisse Machanguana.

 

O presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Paulo Mazivila, enalteceu a realização deste programa no país que vai permitir também a formação de treinadores e árbitros para a modalidade.

 

INICIATIVA A SEGUIR POR OUTRAS ESTRELAS MOÇAMBICANAS

 

O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, marcou presença no lançamento desta iniciativa e elogiou a Fundação Clarisse Machanguana por permitir a realização deste programa que vai para além da descoberta de talentos para o desporto.

 

“A intenção da Clarisse está bem patente, se todas as estrelas pudessem levar a cabo os seus próprios projectos, não esperassem apenas pelo apoio do Estado ou de Governo, que juntassem pelo sinergias e o seu bom nome, aquilo que já representam para a sociedade se pudessem cada um fazer o seu programa teríamos um manancial de iniciativas como esta o que seria muito bom e mais interessante para o país”, disse Gilberto Mendes.

 

A iniciativa conta com o apoio da ExxonMobil que dá o suporte financeiro para a realização do evento, que contará com mais de 30 equipas das escolas de Maputo e Matola, que ao longo de um ano vão jogar e aprender sobre o basquetebol e outras actividades,

 

“Esta parceria com a Fundação Clarisse Machanguana veio para fazer a diferença, ou seja, o objectivo aqui é tornar as crianças e jovens com potencial para ter o futuro melhor através do basquetebol, fazendo com que através da modalidade elas ganhem ferramentas para a vida, como a camaradagem, a prática do desporto, usando o desporto e a educação fazendo com que as crianças abracem as carreiras que tem que ver com tecnologias e matemáticas porque dessas disciplinas dependem não só o futuro dos jovens, mas também das nações”, referiu  Armando Afonso, representante da ExxonMobil.

 

O programa Jr. NBA já atingiu mais de 165 mil jovens em 18 países africanos, tem como objectivo ajudar a crescer e melhorar a experiência do basquetebol juvenil, sendo um dos objectivos do projecto em Moçambique passa pela identificação de talentos que serão parte das futuras selecções nacionais e que participem em eventos da FIBA e concorram para oportunidades de bolsas de estudo a nível internacional. (LANCEMZ)

 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .