Catorze anos depois a Selecção Nacional de F "/> Catorze anos depois a Selecção Nacional de F "/>
desporto mocambicano

Mambas e Chiquinho: Equipa e Treinador do Ano 2023

  • 474

Catorze anos depois a Selecção Nacional de Futebol, Mambas, vai voltar a disputar um Campeonato Africano da Nações, ao carimbar o passaporte para o CAN-2023 a realizar-se na Costa do Marfim, de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024. Este feito teve o dedo de Francisco Queirol Conde, ou simplesmente, Chiquinho Conde, que conduziu a equipa de todos nós a um resultado que devolveu a autoestima dos moçambicanos amantes do desporto no geral, e do futebol, em particular. É por estas e outras razões que a equipa editorial do LanceMZ elegeu os Mambas como a Equipa do Ano e o Seleccionador Nacional foi eleito como sendo o Treinador do Ano 2023.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Aliás, o ano de 2023 iniciou de forma positiva para o combinado nacional que conduzidos por Chiquinho Conde chegaram pela primeira vez aos quartos-de-final de uma competição de futebol sénior masculino ao nível da Confederação Africana de Futebol (CAF). O feito histórico foi alcançado na Argélia, que em Janeiro sediou o CHAN-2023, competição na qual Moçambique chegou à sua primeira vitória numa prova do género, ao vencer por 3-2 frente à Líbia.

 

Nessa competição, os Mambas acabaram no segundo lugar com 4 pontos, atrás da Argélia com nove, mas sobretudo à frente da Líbia com três e da Etiópia com apenas um. Para além da vitória sobre a Líbia, Moçambique empatou com a Etiópia e perdeu com a anfitriã Argélia por uma bola a zero. Nos quartos-de-final, os Mambas acabaram por perder frente a sensação da prova Madagáscar por três bolas a uma, facto que não apagou o facto histórico alcançado em Argel.

 

APURAMENTO AO CAN COM FESTA NO ZIMPETO

 

Galvanizados por estes bons resultados, os Mambas fizeram uma boa campanha de qualificação ao CAN-2023, acabando por conseguir carimbar o passaporte para a prova que vai ter lugar no próximo ano na Costa do Marfim, terminando um jejum que já perdurava há 14 anos.

 

No derradeiro jogo da fase de grupos, Moçambique derrotou o Benim por 3-2 econfirmou o segundo lugar do agrupamento, com 10 pontos, menos três do que o líder Senegal, com cinco pontos de vantagem sobre o Benim.

Selado o apuramento, o quinto da história de Moçambique, seguiu-se a euforia os 45.000 adeptos no Estádio Nacional do Zimpeto que esteve a rebentar pelas costuras com a onda vermelha a corresponder ao apelo para inundar o recinto e puxar pela selecção nacional que estava a viver um período de seca sem marcar presença na fina flor num Campeonato Africano das Nações.

Como referimos, este facto teve o dedo de Chiquinho Conde que conseguiu motivar os Mambas para resultados que eram há muito ansiados pelos amantes do futebol nacional e não só. (LANCEMZ)

 

Feizal Sidat o Dirigente do Ano

Como corolário dos bons resultados alcançados pela selecção nacional de futebol, Mambas, o Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, foi eleito o Dirigente do Ano 2023, pois a qualificação para os quartos-de-final do CHAN-2023 e o apuramento ao CAN-2023, 14 anos depois, muito contribuíram para esse efeito.

Por outro lado, a promoção de acções de formação com chancela da CAF e a reabilitação de campos de futebol na maxixe, Xai-Xai e Chimoio, através da colocação da relva sintética e outras benfeitorias, são alguns dos marcos importantes na gestão do futebol moçambicano, sob batuta de Feizal Sidat que por via desses feitos acabou por ser reeleito para mais um mandato.

Há também a destacar a movimentação das selecções nacionais dos escalões de base, a distribuição de bolas pelo país para a prática da modalidade e descoberta de novos talentos, bem como a realização dos Campeonatos Nacionais de juvenis, juniores (ambos em masculinos), de seniores femininos e de futsal (com participação de 16 equipas) vieram demonstrar dinamismo na modalidade dirigida por Feizal Sidat.  

 

Azénio Cossa Atleta Revelação de 2023

O ano 2023 deu a conhecer algumas das promessas do desporto moçambicano. É o caso do basquetebolista Azénio Cossa, que aos 19 anos, revelou ser um talento por lapidar na bola-ao-cesto. Para além de se destacar na quadra de basquetebol, Azénio Cossa é também estudante de Medicina no ISCTEM, tendo sido aprovado para o terceiro ano, provando que alia a boa prática desportiva com a académica.

Em Julho de 2023, Azénio Cossa foi chamado para integrar os trabalhos da selecção nacional sénior masculina tendo seguido viagem como décimo terceiro jogador do combinado nacional que tomou parte no AfroCAN-2023, realizado em Luanda, Angola.

Ao longo do ano foi evoluindo na sua prestação o que lhe valeu a promoção dos Sub-20 para a equipa principal do Costa do Sol e na 1 edição da Liga Moçambicana de Basquetebol acabou por ser um dos elementos que esteve em evidência na conquista do título de Campeão Nacional de Basquetebol pela turma “canarinha”.

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .