desporto mocambicano

Mambas já em Cotonu focados na vitória diante do Benin

  • 1248

A Selecção Nacional de Futebol, Mambas, viajou para Cotonou, a capital do Benin, focada na vitória no jogo da segunda jornada do Grupo L de Qualificação ao Campeonato Africano das Nações a decorrer na Costa do Marfim em 2023. Refeita do resultado menos positivo, após empate a uma boa com o Ruanda, os pupilos de Chiquinho Conde estão determinados em corrigir o que correu mal no jogo da primeira jornada, até porque partem para o embate em vantagem na tabela classificativa, ocupando a terceira posição com um ponto, contra a última da turma beninense com zero ponto.

 

Por Alfredo Júnior

 

Depois do jogo da última quinta-feira, a selecção nacional de futebol continuou em Joanesburgo, na África do Sul, e cumpriu duas sessões de treinos no relvado da Universidade de Wits, com a primeira a ser dedicada à recuperação dos jogadores que estiveram envolvidos no jogo diante dos Amavubis, e a segunda para o acerto dos aspectos tácticos com vista a limar alguns aspectos que não saíram a contento na noite do dia 2 de Junho.

 

Este domingo, os trabalhos tiveram lugar nos arredores do hotel onde a selecção esteve hospedada também estiveram virados essencialmente para o acerto dos aspectos de finalização, com os jogadores da linha ofensiva a dedicarem parte do treino para afinarem questões relacionadas a conclusão de jogadas ofensivas e cobrança de bolas paradas, pois os Mambas precisam de chegar aos golos para a desejada vitória.

 

A preparação do jogo com o Benin incluiu o visionamento do jogo com o Ruanda, pois a equipa técnica apesar de ter ficado agradada com o desempenho dos Mambas quer que estes melhorem e corrijam os erros cometidos na primeira jornada, sobretudo questões relacionadas com a displicência defensiva que acabaram por resultar no único golo sofrido em pleno Soccer Stadium em Joanesburgo.

 

Depois deste estágio em terras sul-africanas a selecção nacional iniciou viagem para Cotonu pelas 23 Horas de Domingo tendo chegado cerca do meio-dia à capital beninense, sendo que esta segunda-feira será dedicada ao descanso. Na terça-feira está prevista a realização do treino de reconhecimento do relvado que vai acolher o jogo a realizar na quarta-feira, 8 de Junho.

 

EMPATE NO ÚNICO JOGO COM OS ESQUILOS

 

Quando pelas 21 Horas Moçambique descer ao relvado do Stade de Lamité (Estádio da Amizade) em Cotonou será o segundo jogo que os Mambas farão na sua história de confrontos com os Esquilos (nome de guerra do Benin), sendo que a primeira vez que as duas equipas cruzaram caminho foi no dia 12 de Janeiro de 2010, para o CAN-2010, curiosamente naquela que foi a última participação da selecção nacional num Campeonato Africano das Nações.

 

Em jogo decorrido no Estádio de Ombaka, na cidade de Benguela, em Angola, as duas equipas terminaram empatadas a duas bolas, com o Benin a marcar primeiro por Omotoywe aos 15 minutos de grande penalidade, ampliou a vantagem por Dário Khan que marcou na própria baliza. Miro aos 30 minutos reduziu a desvantagem para Moçambique que aos 55 minutos chegou ao golo de empate apontado por Gonçalves Fumo numa assistência de Dominguez.

 

Volvidos 12 anos, as duas equipas voltam a encontrar-se agora lutando para garantir um dos dois lugares do grupo que admitem a presença na fase final que vai decorrer na Costa do Marfim.  

 

Moçambique quer voltar a disputar um CAN, ou seja, depois de ter estado na prova em 2010, vai à procura da sua quinta presença nesta competição, na qual se estreou em 1986 e participou nos torneios decorridos em 1996 e 1998. Já o Benin quer voltar ao CAN pela primeira vez desde 2019 (quando chegou aos quartos-de-final) e garantir uma quinta qualificação para a final geral. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .