desporto mocambicano

Mambas vencem com show do quarentão Dominguez e com golos com sotaque alemão

  • 259

A selecção nacional de futebol, Mambas, iniciou com vitória a fase de qualificação ao Campeoanto do Mundo de 2026 que vai ter lugar em 16 cidades de três países, nomeadamente Estados Unidos, Canadá e México. Os Mambas foram a Francistown arrancar uma preciosa vitória por três bolas a duas frente ao Botswana, numa tarde de grande inspiração de Dominguez que está prestes a completar 40 anos e com dois golos com sotaque alemão apontados por Stanley Ratifo e Jonathan Muiomo. Clésio abriu a contagem, no dia em que os golos sofridos pelos Mambas foram mais consentidos.

 

Por Alfredo Júnior em Francistown

 

O bem organizado Obed Itani Chilume Stadium registou fraca afluência do público que à medida que o tempo ia transcorrendo as bancadas iam registando mais espectadores, dado que a hora 15 marcada para o pontapé de saída coincidia com horários de trabalho de muitos amantes de futebol.

 

Em confrontos anteriores, Mocambique registava 13 vitórias contra 3 do Botswana, enquanto três outras partidas terminaram empatadas, daí que o favoritismo pendia para os Mambas. A primeira arrancada ofensiva pertenceu a Moçambique com Faizal Bangal a aparecer na área de baliza, mas colocou mal o pé e acabou se lesionando no joelho esquerdo, cedendo o seu lugar a Stanley Ratifo.

 

O primeiro sinal de grande perigo na partida pertenceu ao Botswana, quando aos três minutos Nené escorrega e permite um ataque rápido dos donos da casa, com Tumisang Orebonye a tirar um remate forte, mas correspondido com uma grande defesa de Ernan Siluane.

 

Moçambique partiu para cima do adversário e aos 10 minutos o “quarentão” Dominguez colocou a sua qualidade em campo, tirou um remate cheio de intenção, mas estava um defesa em cima da linha de baliza a negar o golo ao capitão dos Mambas.

 

Cinco minutos depois, Clésio Bauque entra pela área de baliza adentro e aguenta uma carga, colocando-se na cara do guarda-redes Kabelo Dambe que foi incapaz de parar o remate do moçambicano com a bola a ir anichar-sé nova fundo das redes tswanas para a alegria dos moçambicanos.

 

Moçambique chegou ao intervalo em vantagem mínima de um a zero, mas poderia ser por mais golos, mas os atacantes dos Mambas foram perdulários. Na baliza de Moçambique valeu a atenção de Ernan Siluane que demonstrou segurança entre os postes, negando o golo à equipa da casa, várias vezes.

 

Na segunda parte, Chiquinho conde mexeu na equipa, tirou Nené que estava lento na cobertura defensiva e colocou Mexer que trouxe outra segurança ao eixo defensivo moçambicano.

 

Aos 52 minutos, Elias Gaspar Pelembe, ou simplesmente, Dominguez mostrou que os 40 anos (a completar a 23 de Novembro)  apenas estão registados no seu passaporte, pois teve um rasgo de génio e fez um passe de morte para Ratifo finalizar com êxito, para aquele que era o segundo golo dos Mambas.

 

Aos 70 minutos, Chiquinho Conde faz uma substituição colocando em campo a Lau King fazendo descansar o capitão Dominguez que recebeu uma ovação por parte dos espectadores que mostraram-se rendidos pela performance do Mamba que prestes a completar 40   anos (a 23 de Novembro)  e já vai em 19 anos ao serviço dos Mambas, continua com exibições de encher o olho.

 

DOMINGUEZ SUBSTITUÍDO E MAMBAS CEDEM A PRESSÃO

 

Por ironia do destino, com a saída do capitão a equipa encolheu e permitiu o crescimento do adversário que aos 74 minutos reduz a desvantagem por Molaodi Tihalefang, num lance em que a defesa moçambicana fica a reclamar um pretenso fora de jogo.

 

Mas os Mambas tiveram uma boa reacção, pois no minuto seguinte, chegam ao terceiro golo apontado por Jonathan Muiomo que acrescentou sotaque alemão aos tentos moçambicanos, naquele que foi o seu golo de estreia ao serviço da Selecção Nacional de futebol, neste que foi o seu primeiro jogo oficial, visto que na primeira ocasião não saiu do banco.

 

A pressão da equipa visitante aumento e aos 83 Edmilson Dove que teve uma boa actuação como defesa central encostado à esquerda teve um infortúnio, ao desviar a bola com a mão no interior da área de rigor. Coube a Mogakolodi Ngele cobrar o castigo máximo, mas o guardião Ernan Siluane fez uma excelente defesa.

 

No entanto, aos 85 minutos a defesa moçambicana voltou a tremer e acabou permitindo o 2-3, com golo que foi assinalado por Mogakolodi Ngele que redimiu-se do penalte falhado.

 

Apesar dos cinco minutos adicionais concedidos pelo árbitro, o resultado não mais se alterou, com os Mambas a chegarem a uma vitória fora de portas no arranque da fase de qualificação ao Mundial 2026.

 

FICHA TÉCNICA

Obed Itani Chilume Stadium

ARBITRAGEM DE: Peter Kamuka, auxiliado por Gilles Chanyete e Stephen Vicente (todos do Quénia)

 

BOTSWANA: Kabelo Dambe(GK), Alford Velaphi, Kitso Mangolo, Mosha Gaolaolwe, Thalayaone Dillhokwe (C), Godiraone Modingwane, Gape Mohutsiwa

 (Mogakolodi Ngele), Lebogang Ditsele, Tumisang Orebonye (Molaodi Tihalefang), Segolame Boy (Thatayaone Kgamanyane), Thabang Sesinyi (Kabelo Seakanyeng 65’)

 

SUPLENTES: Goilseone Phoko(GR), Keeagile Kgosipula (GR), Motsholetsi Sikele, Tebogo Kopelang, Thato Kebue, Gilbert Baruti, Mothusi Johnson e Mothusi Cooper

 

MOÇAMBIQUE:  Ernan, Macandza, Nené (Mexer 45’), Edmilson, Bruno Langa; Amadu, Guimas, Dominguez (Lau King 70’), Clésio (Telinho 57’) e Gildo (Jonathan Muiomo 57’); Bangal (Stanley Ratifo 7’)

 

SUPLENTES: Fazito, Ivan Urubal, Ifren Matola, David Malembane, Nelson Drivassone, João Bonde, Shaquille.

 

TREINADOR: Chiquinho Conde

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .