desporto mocambicano

Moçambique estreia-se com Camarões e Aik promete equipa competitiva no AfroBasket 2023

  • 556

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique já conhece o seu calendário de jogos no AfroBasket 2023 e a estreia do cinco comandado por Carlos Aik está programado para a s 21 Horas (Kigali e Maputo tem o mesmo fuso horário) do dia 28 de Julho, primeiro dia de competição, frente a sua congénere dos Camarões, segundo indica o calendário oficial de jogos divulgado pela FIBA-África.

 

Por Redacção LanceMZ

 

O segundo jogo das moçambicanas integrado no Grupo B está agendado para o dia 29 pelas 15:00 Horas frente a Guiné Conacri, selecção que beneficiou do Wil Card (convite) atribuído pela FIBA-África para completar o número de 12 participantes no Campeonato Africano da categoria que vai decorrer até ao dia 6 de Agosto no BK Arena na cidade de Kigali.

 

Caso Moçambique termine em primeiro lugar do Grupo C irá apurar-se automaticamente para os quartos-de-final da competição, etapa em que poderá defrontar o vencedor do “play-off” entre o segundo do Grupo D (formado pela Nigéria, Congo e Egipto) e terceiro do Grupo C (constituído pelas selecções do Mali, Uganda e Senegal). Em caso de terminarem na segunda posição do Grupo B, as moçambicanas vão defrontar o terceiro classificado do Grupo A e se terminar na terceira posição deverá defrontar o segundo do Grupo A composto pelas selecções do Ruanda, Costa do Marfim e Angola.

 

Entretanto, a selecção nacional prossegue em Maputo com a sua preparação rumo ao AfroBasket tendo o Seleccionador Nacional Carlos Aik considerado que a mesa decorre “num bom ritmo, mas não aquele que desejávamos, porque ela deveria ter começado em Maio, mas as atletas estão motivadas”.

 

Aik trabalha com o objectivo de unificar o grupo de atletas de várias origens, de modo a apresentar uma equipa competitiva, sendo que para recuperar o tempo perdido a equipa nacional observa treinos bi-diários.

 

“Temos aqui dois grupos de atletas, o primeiro composto por aquelas que possuem muita experiência e o segundo por jogadoras quase estreantes nestas andanças. O que me foi pedido pela federação é renovar a selecção sem perder a competitividade, foi o que começamos a fazer, alguns podem ter estranhado a ausência de grandes estrelas do basquetebol por terem ficado de fora, mas faz parte no processo de renovação.

 

O combinado nacional trabalha para que possa conseguir atingir os objectivos traçados para esta prova que passam por figurar entre as equipas do pódio, ou seja, melhorar o quinto lugar atingido nos Camarões em 2021 e quiçá lutar pelo título.

 

“Na nossa última participação ficamos em quinto lugar e o objectivo é melhorar e sair dessa posição, vale lembrar que a selecção feminina é uma das que luta para ocupar o lugar de pódio, pelo que estamos a trabalhar nisso”, disse Carlos Aik.  (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .