A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol iniciou na tarde desta sexta-feira, 5 de Janeiro, com os trabalhos d "/> A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol iniciou na tarde desta sexta-feira, 5 de Janeiro, com os trabalhos d "/>
desporto mocambicano

Pupilos de Milagre Macome já correm rumo a qualificação ao AfroBasket 2025

  • 404

A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol iniciou na tarde desta sexta-feira, 5 de Janeiro, com os trabalhos de preparação da sua participação no apuramento para a fase de qualificação ao AfroBasket 2025, que vai ter lugar em Fevereiro próximo, num país a indicar pela FIBA-Africa, sendo que Moçambique é um dos candidatos para acolher a prova.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Na primeira sessão de treinos, Milagre Macome contou com a presença de 12 atletas dos 28 convocados, tendo os restantes justificado a sua ausência, sendo que os que residem nas provinciais e no estrangeiro ainda aguardam pelo processo burocrático para se juntarem ao grupo de trabalhos.

 

“Está tudo a ser feito para garantir a vinda destes jogadores, estamos a trabalhar  em coordenação com o  Seleccionador para a vinda dos atletas, sobretudo os que estão no estrangeiro e tudo indica que se juntarão ao grupo na última etapa de preparação”, disse Custódio Muchate.

 

A preparação iniciou com a realização de uma bateria de testes físicos e segundo o Coordenador da Selecção a mesma estará dividida em duas etapas e deverá culminar com a realização de um estágio fora do país.

 

“A primeira fase arrancou neste dia 5 e a partir do dia 8 serão sessões bi-diárias com os treinos a decorrerem aqui no pavilhão da UEM e posteriormente  no Maxaquene. A segunda fase vai decorrer de 1 a 12 de Fevereiro e vai culminar com a realização de um estágio, estamos a criar todas as condições para viabilizar  esta etapa da preparação”, referiu Muchate.

 

No primeiro dia de treinos, o jogador Inélcio Chire, do Ferroviário de Maputo, solicitou dispensa dos trabalhos da selecção por estar a recuperar de uma lesão num dos joelhos, contraída aquando da realização da final da Liga Moçambicana de Basquetebol decorrida em Maputo.

 

Os atletas presentes mostram-se motivados com esta preparação, tal é o caso de Elves “Stam” Howana que depois de ter estado ausente da última Liga mereceu a confiança do  Seleccionador Nacional para integrar a equipa de todos nós que prepara o apuramento ao AfroBasket 2023. Stam referiu que “a programação aprovada pela comissão técnica vai permitir a rápida recuperação dos jogadores que vem de uma pausa nos trabalhos devido a quadra festiva de natal e de final de ano”.

 

Por seu turno Baggio Chimonzo, do Ferroviário de Maputo, considerou que “foi bom iniciar com os trabalhos quanto antes, só estamos à espera dos outros colegas que estão nas provinciais para alargar-mos o número de jogadores participantes nesta preparação, quanto mais cedo iniciarmos melhor ainda para alcançarmos bons resultados”.

 

Recordar que Moçambique deverá disputar a eliminatória da Zona VI que vai também envolver as selecções das Maurícias e Comores, sendo que o vencedor vai integrar o poder integrar o Grupo A da fase de qualificação ao AfroBasket 2025, segundo ditou o sorteio da competição realizado a 24 de Novembro, na África do Sul.  (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .