desporto mocambicano

Ruanda ainda não sabe onde receberá Moçambique e Zimpeto não é hipótese para FERWAFA

  • 1160

A Federação Ruandesa de Futebol (FERWAFA) ainda não tem definido o estádio que vai acolher o jogo frente a Moçambique que está marcado para o próximo dia 18 de Junho, pelas 15:00 Horas. O facto foi revelado pelo Secretário Geral Interino da FERWAFA, Jules Karangwa, que recebeu na tarde desta quinta-feira, 25 de Maio, o LanceMZ que pretendiam colher mais elementos sobre o local do próximo jogo dos Mambas para a quinta jornada do Grupo L de qualificação ao CAN-2023, a ter lugar próximo ano na Costa do Marfim. 

 

Por Alfredo Júnior, em Kigali 

 

Com efeito, após notícias que dão conta que a Confederação Africana de Futebol (CAF) não aprovou o Huye-Huye Stadium inicialmente indicado pela FERWAFA para ser o palco do confronto entre Amavubis e Mambas, os ruandeses continuam numa indefinição sobre esta questão. 

 

Jules Karangwa disse ao LanceMZ em Kigali que “nós enviamos um report sobre todas questões colocadas pela CAF para que efectuassemos melhorias neste estádio e continuamos a aguardar sobre a decisão final sobre a sua aprovação para acolher o jogo com Moçambique, no dia 18 de Junho, e acreditamos que o recinto será aprovado. Recebemos aqui a missão de Inspecção da CAF e agora aguardamos pelo seu posicionamento final.”

 

O Huye-Huye Stadium localiza-se no sul do Ruanda, no Distrito de Huye, a 120 quilómetros de Kigali, sendo necessárias cerca de três horas para lá chegar ido da capital e numa viagem de autocarro. O facto de os hotéis em

Huye não corresponderem ao nível exigido pela CAF foi um dos aspectos anteriormente apontado pelo organismo máximo do futebol africano para que este estádio não acolhesse os jogos. 

 

O Secretário Geral Interino da FERWAFA mostra-se confiante na aprovação deste estádio e espera que o jogo frente a Moçambique tenha lugar em solo ruandês, tal como aconteceu na quarta jornada em que os Amavubis receberam o Benin e o jogo esteve iminente de ser realizado fora do país presidido por Paul Kagame. 

 

“Não temos nenhum plano B ou C, senão o de jogarmos aqui no Ruanda, por isso ainda não discutimos nenhuma hipótese de realizar o jogo num outro país. A ideia de jogarmos na Tanzânia, Egipto ou mesmo no Zimpeto em Maputo não foi colocada em análise, porque ainda acreditamos que o Huye-Huye Stadium será o palco desse jogo”, disse o nosso interlocutor. 

 

Refira-se que esta indefinição preocupa a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) que está dependente da decisão da CAF para iniciar com o processo logístico inerente a deslocação para o local que vão acolher o jogo da quinta jornada da fase de apuramento ao CAN-2023.

 

Por outro lado, a FERWAFA enfrenta uma crise directiva após a apresentação da renúncia do seu Presidente, Olivier Mugabo, mesmo antes da CAF ter atribuído derrota aos Amavubis pela utilização irregular do jogador Kelvin Muhire frente ao Benin que ganhou três pontos na secretaria. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .